Livro

naturologo_novo
O livro “Naturologia: Reflexões sobre saúde, terapias naturais e pessoas”, foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado da autora, e tem como objetivo divulgar e fundamentar a Naturologia, visando uma maior compreensão dessa nova área da saúde.

As terapias naturais estão inseridas nas mais diversas culturas e fazem parte da vida das pessoas, e embora tenham enfrentado períodos de preconceito ao longo da história, estão em constante processo de reformulação, atualização e comprovação de sua eficácia, visto que o Sistema Único de Saúde – SUS, oferece atendimentos através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC desde 2006.

A abordagem em saúde, que proporciona a Naturologia um olhar diferenciado ao sujeito é a noção de interagência, que orienta os naturólogos a compreenderem as multidimensionalidades do sujeito, e como elas interagem na dinâmica saúde-doença, favorecendo o desenvolvimento do auto conhecimento, da autonomia e do emponderamento, por meio das terapias naturais e da educação em saúde.

Sendo assim, este livro destina-se aos naturólogos que objetivam fundamentar e divulgar a profissão, aos demais profissionais da área da saúde que se interessam pelas terapias naturais e pela Naturologia, e às pessoas que além de pacientes, buscam autoconhecimento e o bem estar com qualidade de vida.

DEPOIMENTOSnovo

“Este livro é um bom referencial de consulta e pesquisa para graduandos, futuros graduandos e formados em Naturologia. A partir de pesquisa realizada com egressos dos cursos de Naturologia no Brasil, a autora aborda, com propriedade e pertinência, questões relativas à formação profissional do naturólogo, discutindo as contribuições que essa nova profissão traz para a área da saúde, especialmente em relação à noção de sujeito – elemento central da prática em saúde. Em um diálogo com a integralidade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, o sujeito é visto, sob uma perspectiva biopsicossocial, como cuidador e como objeto do cuidado. A leitura atrativa e reflexiva nos instiga a repensar os princípios e paradigmas presentes no mundo contemporâneo.”

 Dra. Adriana Elias Magno da Silva Docente do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi-SP e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Complexidade e Saúde da UAM-SP – NEPECS.

“A Naturologia cresce a cada ano que passa, desenvolve-se e ganha seu espaço na sociedade. Este livro traz acréscimos a essa construção, discute o novo paradigma saúde-doença e os múltiplos aspectos do processo do cuidado humano. A Naturologia surge como uma possibilidade nesse campo formando um profissional que trabalha com uma perspectiva do cuidado humanizado, da escuta acolhedora, do desenvolvimento do vínculo terapêutico e preconiza a autonomia do sujeito. O naturólogo entende o ser humano em seus vários aspectos e respeita a singularidade humana na busca de bem-estar, qualidade de vida e saúde por meio da relação de interagência e das Práticas Integrativas e Complementares.”

LIVRO

Flavia Placeres – Naturóloga. Vice presidente da Associação Paulista de Naturologia (APANAT).

“Olá! Já leu o livro? Não? Então corre! Eu fui sortudo o suficiente para ganhar o livro Naturologia – Reflexões sobre Saúde, Terapias Naturais e Pessoas da Michelly Paschuino! Como naturólogo quase formado, ler essa obra no meu último semestre me fez chegar à conclusão de que esta deveria ser uma leitura obrigatória para os alunos que ingressam no curso de Naturologia, para que possam desde o primeiro semestre, compreender melhor a história da Naturologia no Brasil, o papel do naturólogo, os desafios da profissão e deste modo, aumentar o embasamento teórico do estudante no que se refere à história e a filosofia da profissão que decidiu seguir. Contudo, não se trata de um livro técnico! É uma leitura fácil, dinâmica, agradável e acessível a todos, seja você um profissional da saúde, ou apenas alguém curioso sobre a Naturologia, qualidade de vida, saúde e terapias naturais. Parabéns Profª. Michelly, adorei ter lido seu primeiro livro, que seja o primeiro de muitos! Gratidão e orgulho de ter sido seu aluno! Um abraço e sucesso!”

 Rodrigo Gardenal Naturólogo formado pela Universidade Anhembi Morumbi