A Naturologia

A Naturologia é uma profissão da área da saúde, que se propõe a estudar e resgatar os métodos naturais, antigos e tradicionais de cuidado, associados aos avanços científicos, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do sujeito com o meio em que vive.

A aplicação dos seus conhecimentos visa promover saúde, identificar as patologias por meio de uma diagnose integral e selecionar as terapias complementares mais adequadas a cada sujeito, sempre resguardando a livre escolha e a sua integridade física e psíquica.

A abordagem terapêutica integrada trata o ser humano em sua complexidade, favorece o restabelecimento da saúde de forma mais rápida e a sua manutenção é garantida por meio da qualidade de vida e do bem estar do paciente.

A visão integral e interdisciplinar favorece o desenvolvimento do auto-conhecimento, objetivando a autonomia do sujeito. Essa medida faz com que a profissão participe efetivamente na aplicação prática e na manutenção da humanização em saúde, que se reflete desde a avaliação do paciente até a definição do tratamento, que é sempre individualizado, fundamentado em suas necessidades.