Laseracupuntura

Falar que acupuntura não dói, é relativo. Eu já tive pacientes no consultório que nem sequer sentem a agulha passar da pele, em compensação outros são tão sensíveis, que me pedem para tirar a agulha imediatamente. Em uma pesquisa realizada em Suzano em 2015 revelou que de 100 pessoas, uma média de 20 não fariam acupuntura, ou não se sentem confortáveis com a técnica por causa das agulhas.

LASERACUPUNTURA (também conhecida por Needleless acupuncture) é uma modalidade contemporânea da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que se embasa em todos os princípios filosóficos e de tratamento dessa Medicina Milenar, o diferencial está no tratamento que é moderno, ao invés da agulha, o ponto de acupuntura é estimulado pelo Laser de Baixa Potência.

O LASER (que em inglês é Light Amplification by Stimulated Emission Radiation) é a amplificação da luz através da emissão estimulada de radiação, possui um feixe de luz monocromático (cor única), coerente, direcionado, polarizado, com o comprimento e frequência de onda específico.

img_acupunturalaser_tregge_2016

Muitos pacientes questionam os efeitos do laser na primeira sessão, pois além de não causar danos a pele, as sensações são mínimas no momento da aplicação (raros casos sentem um leve aquecimento, formigamento, peso ou profundo relaxamento). Os efeitos desejados são percebidos após a sessão, e de forma progressiva semana a semana de acordo com o protocolo terapêutico.

Como efeitos biológicos do Laser, ele promove biomodulação, analgesia e anti-inflamação. Podendo estimular, sedar, energizar e promover o bem-estar geral, com o mínimo desconforto possível.

Além da acupuntura o laser pode ser utilizado na cicatrização de feridas (Ulceras de pressão, Ulceras varicosas, Pés diabéticos, etc…), em processos inflamatórios gerais e nos protocolos de Estética, onde tem se mostrado como uma ferramenta potencializada nos resultados de tratamentos como acne, rejuvenescimento (estimula a produção de colágeno e elastina) e no pós operatório, acelerando a recuperação do paciente.

Além do laser, existem outras técnicas que podem estimular os pontos de acupuntura, sem utilizar as agulhas. Confira:

 Stiper®
É uma pastilha de celulose contendo óxido de silício (SiO2) (pó de quartzo), fixada na pele com esparadrapo ou micropore, as indicações são as mesmas que a acupuntura tradicional. Alguns profissionais alegam que além da eficácia, o stiper® promove a manutenção do tratamento, pois a pastilha pode ficar fixada na pele por até 3 dias.

lasernovo

 

Colorpuntura
Com uma ponteira de cristal ou fibra ótica, lâminas coloridas são utilizadas para estimular ou sedar os pontos de acupuntura utilizando a luz de LED. Cada cor tem um comprimento de onda e frequência, que em contato com os pontos, irão promover o equilíbrio do corpo e da mente.