O Coaching

folhas_005

 

Caracteriza-se como um estímulo externo que desperta o potencial interno dos sujeitos, usando uma combinação de estratégias, ferramentas e de perguntas precisas que elevam o nível de consciência dos coachees (clientes), então o coach (profissional) acompanha-o para apoiar e favorecer o acesso de seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Assim como num treinamento, a ação é essencial para atingir e concretizar a meta (também chamado de estado desejado) e promover melhorias nas competências, comportamentos, capacidades e atitudes do sujeito.

É um processo sistemático, focado em soluções e orientado a resultados no qual o coach facilita a evolução do desempenho por meio dos questionamentos, gerando bem-estar por meio da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de sujeitos, grupos e organizações, ou seja o processo pode ser aplicado individualmente ou em grupos, no contexto pessoal ou organizacional.

O verdadeiro processo de Coaching é realizado em um diálogo, num contexto produtivo e orientado a resultados. Nessa conversa, que procede com a formulação de perguntas estratégicas em momentos específicos, o coach encoraja e apoia o coach para que o mesmo se conscientize da situação por uma nova perspectiva e seguindo estratégias diferentes, participe ativamente do processo, atuando em prol do estado desejado.