O Naturólogo

NATURÓLOGO

 O naturólogo é um estudioso das práticas naturais, integrativas e complementares, e associa esse conhecimento aos avanços científicos. Possui uma visão integral do processo saúde-doença, difundindo o conhecimento sobre os conceitos e os métodos utilizados pelas comunidades tradicionais e os modernos tratamentos de forma a obter todos os subsídios para utilizar, orientar, ensinar e divulgar os recursos naturais para promoção, manutenção e recuperação da saúde.

Este profissional trabalha em conjunção a outros profissionais da área da saúde, fazendo parte assim de uma equipe interdisciplinar. Ele possui uma visão integrada do ser humano no meio ambiente e dos processos corporais, com consciência de seu papel como agente transformador da sociedade, objetivando o equilíbrio entre o corpo humano e tudo que está a sua volta.

Tem capacidade de identificar quem possa se beneficiar da aplicação das terapias complementares, avaliar seu estado de saúde, selecionar e aplicar as terapias mais adequadas à manutenção da saúde, avaliar os resultados da sua intervenção e, se necessário, redirecionar a sua abordagem para melhor atender a população.

O naturólogo assume uma relação dinâmica com o paciente, que exige dele um contínuo processo de tomada de consciência e renovação de condutas, abandonando hábitos ou costumes considerados inadequados em favor de outros mais favoráveis à construção dessa harmonia a qual aspiram. O foco do tratamento está na causa e não no sintoma, objetivando o restabelecimento e preservação da saúde, do bem estar do paciente, para que o mesmo tenha qualidade de vida.